sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Necessidade x Expectativa – Alerta para os iniciantes.



Resolvi escrever sobre o tema após uma longa reflexão sobre meus erros e acertos nessa trajetória empreendedora de 4 anos.

Planejei, arrisquei e me enveredei por diversos caminhos, na busca de tornar real esse sonho de levantar uma empresa a partir dos únicos bens que eu dispunha na época: um carrinho de pipoca e uma ideia na cabeça. Ou melhor, várias.

Quando se é pequeno, e um marinheiro de primeira viagem, os obstáculos mais comuns são a falta de capital para alavancar o crescimento e a inabilidade em gerir recursos. Não adianta apenas ter capital em mãos; saber como e onde investir é fundamental para o sucesso do negócio. Normalmente o capital existente não é suficiente para suportar os erros de trajeto, até sua devida recuperação. Consultorias auxiliam, mas ainda assim os erros são frequentes devido a inexperiência. Errar faz parte do jogo e é uma das ferramentas principais para o aprendizado. O problema é que erros na fase inicial de um negócio muitas vezes significa a morte (temporária ou não) do projeto.

Houve ocasiões em que pensei em jogar a toalha também, mas o desejo irredutível de transformar meu sonho em realidade me deu forças para continuar.

Percebi que um dos erros mais comuns na hora de investir o capital tem a ver com o otimismo inerente ao empreendedor. Ele acredita por demais nos resultados que obterá e investe baseado em sua expectativa e não nas suas necessidades. Não vou dizer que isso é errado, mas é perigoso quando o capital é escasso.

Por exemplo, uma malharia que vem recebendo muitos pedidos, resolve fazer um financiamento para a compra de várias máquinas e para aumentar seu salão. Assim, pensam os sócios, poderão ir à busca de mais clientes e crescer 5 vezes em um ano. Mas os clientes não aparecem na quantidade esperada, ou um forte concorrente entra em jogo. Aparecem as dificuldades em pagar as dívidas que foram calculadas com base na expectativa otimista, e para honrá-las é usado o capital de giro. Sem capital de giro, o pagamento de fornecedores é comprometido, ou o mais irônico – mesmo que surja um grande pedido, não haverá como aceitá-lo pois para tanto seria necessário fazer uma grande compra de materiais à vista com recebimento pelo serviço, por exemplo, em até 60 dias.

Investir de acordo com a necessidade significa trabalhar dentro da capacidade máxima dos materiais e mão de obra disponíveis, para então dar o próximo passo. O crescimento é baseado na realidade atual da empresa, e a expectativa serve como motivação para ir em frente independente de quaisquer obstáculos.

Analisar objetivamente o mercado, os investimentos e o plano de metas, capacitando-se para uma gestão profissional sem perder o espírito empreendedor é o atual foco do meu aprimoramento pessoal para eliminar os erros cometidos anteriormente.

Se você está pensando em investir alto – é para suprir uma demanda do mercado ou para suprir sua expectativa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda? Discorda? Tem alguma opinião a acrescentar? Use o espaço de comentários para somarmos sua experiência neste texto. O blog é feito por nós!

LinkWithin